Dia Mundial do Designer Gráfico: É HOJE!

Boa noite, a todos que me seguem.

Hoje foi um dia, o qual passei praticamente hibernando. É, isso mesmo. Dormi das 8h às 20h incentivado por remédios e mais remédios pra tentar aliviar as dores que a hérnia de disco teima em me conceder. Paciência. Vou ter que conviver com isso.

Mas não vou falar de dor, pelo menos, não hoje.

Hoje é um dia especial, mundialmente falando, por se tratar de ser mais um dia em que eu comemoro (mesmo dormindo): Dia Mundial do Designer Gráfico.

Parece ser algo grandioso para uma profissão que não é regulamentada e muito menos, compreendida por boa parte da população do planeta. Mas a gente tenta explicar… =)

O profissional que se qualifica como Designer Gráfico (o ideal é que seja formado por uma universidade mas em geral não é o que encontramos por aqui) é responsável pela criação (junto com um Diretor de Arte, nem que seja ele mesmo um) , diagramação, editoração a arte-finalização de toda e qualquer peça gráfica, que vai desde cartões de visita até a programação visual e sinalização de aeroportos, fábricas e shoppings.

Temos, em todo o Brasil e principalmente fora dele, ótimos cursos que ensinam e preparam o cidadão interessado em ser Designer Gráfico. Alguns cursos são tão específicos quanto, como os cursos de Design de Produto, Design de Moda, etc; assim como, temos cursos mais abrangentes que englobam praticamente todas as áreas do Design como por exemplo Webdesign, Videomaker, JewelDesign, etc. dentro dele, dando apenas uma visão geral de cada um, e deixando o estudante definir seu caminho dentro desse escopo imenso.

Hoje em dia, principalmente no sul do país, esse profissional vem sendo mais bem valorizado mas ainda está longe do ideal. Talvez por conta da falta de regulamentação da profissão, algo que faz com que qualquer um com o computador e um software vetorial possa criar qualquer coisa em meia-hora e vender por menos que um cacho de bananas. Mas esse é assunto pra outro post…

Hoje é dia de falar bem desse profissional que batalha pra ser reconhecido, que investe muito em estudos, cursos, equipamentos, em recolocação profissional, por salários justos, e principalmente que busca desenvolver um trabalho bem elaborado e embasado, enfim, o profissional que busca por um lugar ao sol, com toda dignidade e prazer que uma profissão abraçada com tanto amor e dedicação deveria merecer.

Pois bem, aqui vai meus parabéns a todos os colegas de profissão, a todos esse Designers Gráficos que passam dias a fio entre escalas de cores, fontes, referências visuais pra realizar sempre mais e melhor o seu trabalho. Sucesso a todos!

Abs,

C.

1 Responses to Dia Mundial do Designer Gráfico: É HOJE!

  1. Parabens meu amor! Você é lutador, viu? Ainda colherá os louros que merece.
    Beijos

Deixe um comentário