Projeto: #NACAPADOBATMAN

Olá, seguidores e acompanhadores fiéis do meu humilde blog, que parece abandonado mas não é. =)

É essa vida louca vida que não nos permite fazer tudo que gostaríamos de fazer, aí temos que priorizar o que é mais importante e acabamos deixando coisas menos importante para um segundo momento.

E por falar em coisas importantes, é justamente esse motivo importante que me traz aqui hoje, no meu horário de almoço, pra atualizar esse blog e falar um pouco de um novo projeto (na verdade, não tão novo assim) em que estou engajado a desenvolver e a cumprir. Só que dessa vez… pra valer!

Explico.

Há alguns anos (por volta de 2005) eu, que sempre tive um corpo esguio e esbelto (modéstia à parte, rs), me encontrava bem acima do meu peso. Quando me vi beirando os 3 dígitos, resolvi tomar uma atitude: fazer uma plano de emagrecimento. Comecei então a pesquisar, conversar com alguns amigos médicos, consultar alguns livros e depoimentos e acabei encontrando uma dieta que, de acordo com o meu perfil e com o tipo de objetivo que queria alcançar, cairia como uma luva. Ou melhor… como uma capa. =)

É… essa história de “na capa do batman” surgiu não-sei-de-onde quando ouvi alguém mencionando esse “termo” – por email, blogs, internet, por aí – e significava entrar num processo para emagrecer (independente do programa/dieta/regime) e ficar “saradinho/a” pra ficar bem na capa do homem-morcego. Pelo menos foi o que consegui entender. Mas o que importa é que a sonoridade do termo e a irreverência do mesmo acabou sendo usando pra mim para representar esse programa de emagrecimento (mais embaixo eu explico detalhes sobre esse programa…).

Anyway, decidi fazer então a dieta do Dr. Arthur Agatston, um cardiologista americano que desenvolveu essa técnica baseado em vários estudos mas com o objetivo de melhor as funções cardíacas dos seus pacientes. Só que além disso, seus pacientes conseguiram perder peso e se manterem saudáveis e feliz, comprovando a eficiência desse programa. E lá fui eu fazer.

Li todo o livro, peguei algumas receitas e cardápios pra poder fazer mesmo isso acontecer e perder peso. A única coisa da qual eu não abri mão foi da minha cerveja. =) Mesmo assim, após 40 dias eu já havia perdido 12 quilos. E de forma salutar. E tem mais: sem fazer atividade física (como disse antes, tempo é uma coisa escassa nos meu dia. Ou melhor, era… rs). E após provar pra mim mesmo (e pra uns 2 amigos que eu não conseguiria, abandonei o programa e voltei a comer o mundo todo com farinha. Qual não foi a minha surpresa em perceber que eu levei mais de 6 meses pra recuperar aqueles 12 quilos que havia perdido em tão pouco tempo. A dieta do Dr. Agatston realmente funcionou pra mim.

E assim levei minha vida, cheia de atividades mil e comendo tudo que desse vontade. Não tardou em alguns poucos anos beirei novamente os 3 dígitos. Entonces… projeto#nacapadobatman novamente em ação e mesmo demorando um pouco menos do que a primeira vez (algo em torno de 32 dias) perdi uns 15 quilos. Maravilha! Talvez porque dessa vez eu tenha associado com a natação. Mas meu “peso maravilha” não durou muito: tive crise de coluna, voltei a me alimentar mal, voltei a ficar ocioso e perto das festas de final de ano, um monte de preocupação na cabeça e tal… e acabei comendo tudo de novo e engordando. Demorei pra engordar… mas engordei.

Engordei tanto que recentemente eu não cheguei perto dos 3 dígitos: eu ultrapassei. 101,5 quilos. Isso pra minha cabeça é incomensurável!! Pô… eu pesava 77 quilos há 10 anos, caramba!! E resolvi, mais uma vez, recorrer ao ensinamentos do já íntimo (quase um “tio”, rs) Dr. Agatston. Projeto#nacapadobatman – III Edição no ar…

Só que dessa vez, tendo em vista diversos fatores como: peso maior, idade maior, maiores problemas na coluna e no joelho, etc… resolvi fazer melhor. Seguir à risca as dicas do nosso Doutor. E isso quer dizer basicamente pra mim: alimentação correta, exercícios físicos… e nada de bebida alcóolica. E pra isso, eu já comecei a me preparar uns 15/20 dias antes pra entrar nesse projeto bem preparado física e mentalmente. Comecei a reduzir a quantidade de minha alimentação (comia quase numa bacia, rs), comecei a evitar frituras, gorduras, conservas, massas e principalmente açúcares, comecei a organizar meus horários de trabalho/lazer/descanso. Isso tudo em ajudou bastante a encarar essa 3ª edição do #nacapadobatman de forma tranqüila, sem traumas, sem estress e o melhor: sem passar fome.

Hoje estou completando 7 dias de projeto. Amanhã tem pesagem e registro de medidas corporais onde registro numa tabela toda organizada onde defino minhas metas mensais, semanais e até diárias  de alimentação, calorias, exercícios e projeção de perda de peso e medidas. É… o negócio é sério e pretendo perder 16 quilos até o fim do projeto que está datado para o dia 04 de março, sexta-feira de Carnaval. Nesse dia eu volto a beber pra comemorar meus resultados e volto a abusar de algumas guloseimas e gorduradas, às quais eu ficarei longe por 120 dias. Ou não. A proposta desse programa é também a de educar o nosso organismo para que ele não sinta mais necessidade de comer alimentos que só fazem “encher o nosso bucho”. E como já estou mais pra 40 do que pra 20… chegou a hora de se cuidar, né não? =)

Pois bem, alguns de vocês devem estar curiosos pra saber como é essa dieta, como funciona, quais os princípios, alimentos permitidos e proibidos, fases do prorgama, etc… Calma. Antes que vocês corram pro Google (se já não o fizeram enquanto liam meu texto) o papai aqui preparou um resumo pra ajudar vocês a entenderem melhor a DIETA DE SOUTH BEACH e, quem sabe… cair na #capadobatman também! Minha mulher já começou o seu projeto #nacapadabatgirl =P

Boa sorte! Pra mim, pra ela e pra vocês!

PS.: Algumas pessoas podem (e irão) criticar essa dieta, assim como criticam tantas outras. Fato. Eu resolvi investir nesse programa porque li tudo sobre ela e decidir fazer. Comigo funcionou. E duas vezes. Mas se pesquisarem um pouco à fundo irão perceber que esse programa é muito simples, sem contra-indicações, apenas com ressalvas à pessoas com problemas cardíacos graves, de circulação e gástricos. Mas nada que um bom acompanhamento médico não ajude a controlar.

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DIETA DE SOUTH BEACH | por Dr. Arthur Agatston

O cardiologista americano Dr. Arthur Agatston criou essa dieta para seus pacientes visando inicialmente reduzir a ocorrência de doenças cardíacas. Notou-se que também funcionava como dieta para emagrecimento.

A dieta de South Beach não visa limitar ou eliminar o consumo de carboidratos, nem de gordura. Também não propõe limites em termos de quantidades, de acordo com o Dr. Agatston, seguindo essa dieta, a pessoa pode comer até se sentir satisfeita. O que essa dieta incentiva é a identificação de quais carboidratos e gorduras são considerados bons e incentivar a incluí-los na dieta.

A dieta de South Beach é dividida em 3 fases, sendo que a terceira deve ser seguida por toda a vida. A única fase que restringe totalmente um grupo de alimentos é a primeira fase.

FASE 1

A primeira fase da dieta de South Beach prevê uma duração de 2 semanas (não deve passar de 20 dias!), onde a maioria dos carboidratos são retirados da dieta. A pessoa pode perder até 5 quilos na primeira fase. (eu perdi 3 quilos na primeira vez e 5,5 quilos na segunda, rs)

FASE 2

Na segunda fase, alguns alimentos são reintroduzidos na dieta, como algumas frutas e alguns carboidratos. A segunda fase deve durar até que a pessoa atinja o peso desejado. (estabeleça antes seus objetivos, associe com atividades físicas regulares e essa fase poderá ser bem curta… algo em torno de 20 a 30 dias, à depender das suas metas)

FASE 3

A terceira fase da dieta de South Beach na verdade não faz mais parte da dieta em si, visa manter os hábitos alimentares da fase anterior, sendo mais como uma reeducação alimentar que deve durar por toda a vida. (aí só depende de nós!)


Alimentos Proibidos e Permitidos em cada fase da Dieta de South Beach

FASE 1 – ALIMENTOS PERMITIDOS

Carnes, peixes e aves
cortes magros de carne de boi e de porco, frango sem pele (peito de preferência), peito de perú, lombo canadense, peixes e frutos do mar em geral (todos).

Saladas, legumes e grãos
brócolis, couve-flor, alcachofra, pepino, arpargo, espinagre, berinjela, tomate, alface, cebola, cogumelos, aipo, broto de alfafa, abobrinha, feijão, lentilha, vagem, grão-de-bico, nozes, castanhas.

Laticínios e semelhantes
leite desnatado, iogurte desnatado, queijos sem gordura (cottage, ricota, versões light), tofú, ovos.

Óleos e temperos
óleo de canola e azeite de oliva; pimenta do reino, malagueta, caiena, raíz forte. Temperos sem açúcar em geral. Adoçante pode.

Doces
limite de 75 calorias diárias. Prefira os Diets.

Frutas
limão

Bebidas
água, chás diversos (de preferência, chá verde), suco de limão, café (c/ adoçante à gosto). Alternativa: H2Oh (evitar o excesso)


FASE 1 – ALIMENTOS PROIBIDOS

Bebidas
Todas as bebidas alcoólicas, inclusive cerveja, whisky e vinho.

Frutas
Todas as frutas e sucos de frutas, exceto limão.

Saladas, legumes e grãos
Legumes ricos em amido como batata e inhame. Também devem ser evitados cenoura, milho e beterraba.

Outros
queijos gordos, pão, cereais, arroz, macarrão e alimentos assados em geral. Doces, sorvetes, geléias, salgadinhos e guloseimas em geral.

FASE 2 – ALIMENTOS PERMITIDOS E REINTRODUZIDOS

Todos os alimentos da FASE 1 e os seguintes alimentos podem ser reintroduzidos na sua dieta:

Frutas e Sucos
maçã, banana, grapefruit, uva, manga, laranja, pêssego, ameixa, morango, melão, cereja, kiwi, pêra. Dica: introduzir moderadamente.

Saladas, legumes e grãos
cenoura, batata-doce, grão-de-bico, arroz integral, ervilha.

Outros
alimentos a base de soja, chocolate amargo e meio-amargo (com moderação), pães com grãos, massas integrais, biscoitos e torradas integrais, vinho tinto. Dica: introduzir moderadamente.

FASE 2 – ALIMENTOS PROIBIDOS

Alimentos que continuam proibidos durante a FASE 2 da dieta:

Frutas
melancia, abacaxi, uva-passa, graviola, jaca, sucos de fruta industrializado.

Saladas, legumes e grãos
beterraba, milho, batata comum.

Outros
alimentos com farinha refinada como pão branco. Arroz branco, macarrão, massas em geral, cookies. Salgados e frituras, doces em geral. Creme de leite.


FASE 3 – MANUTENÇÃO

Os alimentos que eram proibidos na FASE 2 devem ser evitados ao máximo, porém, não de forma tão rigorosa. Seu corpo pode já estar adaptado à uma nova realidade alimentar mas se sentir realmente necessidade, evite exageros. Mas caso isso aconteça, basta voltar à 1ª FASE por outros 10/15 dias.

O objetivo maior dessa fase é conservar o seu peso (definido antes nas suas metas, lembra-se?). Mas não impede que vez ou outra você consuma uma batata-frita, umas cervejas, uma pizza. Provavelmente não conseguirá comer como antes (principalmente em relação às quantidades, rs) mas caso sinta vontade ou até como forma de não se sentir ‘anti-social’, fique à vontade. Porém, tenha em mente que esses alimentos não melhoraram a sua forma, e sim, contribuirão para que volte ao que era antes. É isso que você quer? Acho que não. Portanto… moderação! E se sair da linha, capricha na malhação e na sopinha do dia seguinte, e volta à fase 1 por 10 a 15 dias pra voltar ao seu novo “normal”… =)

É isso aí… quem quiser saber mais é só procurar o livro DIETA DE SOUTH BEACH nas livrarias ou, se der sorte, em PDF pela internet (eu, infelizmente não achei, mas se encontrar coloco o link aqui).

Grande abraço!

O “bat-sinal” do almoço tá me chamando… fui!

C.

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4 Responses to Projeto: #NACAPADOBATMAN

  1. Ive disse:

    Realmente tinha razão quando falou que “tem gente que não irá concordar com essa dieta”
    Eu como estudante de nutrição começo a ver agora na faculdade as disciplinas nas específicas da área e inicio nos cálculos de dieta.
    A minha primeira observação é: Pare de dizer que quer PERDER peso, diga eliminar. O poder do cérebro de se recompensar das perdas é algo incrível!!!
    Não acho bacana a proibição de determinados alimentos, pois isso acaba instigando nas pessoas uma vontade maior de consumo dos proibidos, afinal do contas tudo o que é proibido é mais gostoso.
    O cálculo de uma dieta é algo extremamente trabalhoso e individualizado. Tudo, tudo mesmo é observado desde a água que bebe durante o dia, as fibras, o trânsito intestinal e até mesmo a cerveja que você gosta.

    Pense em algumas coisas que vou te falar agora:
    A reeducação alimentar depende somente de você, e sei que vc sabe disso. São opções que fazemos pela vida e é algo difícil de mudar da noite pra o dia, então não se culpe;
    Se nessa sua dieta puder beber vinho, essa é uma boa opção pra você, inclusive essa bebida é permitida em dietas cardiovasculares e atua de maneira benéfica para o coração, além claro de ser um “escape” para o consumo de bebidas alcoólicas (para homens 2 cálices);
    Observe o seu transito intestinal, importante!
    Observe a ingestão de líquidos e fique atento para as suas mucosas;

    E mais uma coisa, você falou que demorou para engordar e que a dieta funcionou para você. Bem, eu não penso dessa forma, mas você acertou em escolher pela adequação, assim fica mais fácil.

    A minha eu vou iniciar nas férias da faculdade…rsrs! SUCESSO PRA TODOS NÓS!!

    Vou deixa uma dica: (se estiver fazendo atividade física) para saber o quanto de água precisa beber para hidratar novamente o seu corpo: se pese durante 1 semana antes e depois da atividade física. O valor que você perder nesse espaço de tempo é a quantidade de líquidos para repor (sem somar com os líquidos do consumo diário total) = LIQUIDOS PARA REPOR + LIQUIDOS DE CONSUMO NORMAL = HIDRATAÇÃO OK!

    • Chandler disse:

      Oi Ive! Antes de mais nada, obrigado por comentar aqui no meu blog e pelas suas colocações super benvindas! Mas vamo lá…

      Perder não. OK. Eliminar. Concordo com sua colocação. A palavra tem força e poder. =)

      Quanto a “proibição” de determinados alimentos, na verdade, não chega a ser uma proibição de fato. É somente uma sugestão para, durante um período curto (15 dias) alguns alimentos que contém açúcar em suas variadas formas (glicose, frutose, maltose, amido, etc) sejam evitados, pois os mesmos impedem que o organismo faça uma “desintoxicação”, consumindo a energia acumulada no organismo em forma de gordura. Com a ausência de consumo de carboidratos durante esse período, o corpo naturalmente consumirá as próprias reservas. À partir disso, voltamos à inserir esses alimentos em nossa dieta de forma a não permitir que fiquemos sem o consumo de carboidratos e açúcares, porém , fazendo uma substituição correta e consciente de carboidratos ricos em fibras, fontes de gordura insaturadas, laticínios com baixo teor de gordura, carnes magras e óbvio, as frutas e suas vitaminas. Eu, particularmente, adoro fruta e jamais deixarei de consumi-las! =) Portanto, não se preocupe: dia 20/11 eu volto a comer minhas frutinhas, meus pães integrais, meus sucos e iogurtes naturais! eheh

      Os cálculos para dieta existem realmente, tens toda razão. E, sem dúvida, deve ser direcionado para cada tipo de pessoa, baseado no sexo, idade, peso, altura, tipo sanguíneo, predisposições genéticas e por aí vai. Eu, inclusive, já cheguei a me consultar umas 2 vezes com nutricionistas e endocrinologistas. Umas vezes deram certoa, outras não. Parte da culpa deles, parte minha. Acho que, em primeiro lugar, devemos querer de fato mudar o nosso modo de vida, nossos hábitos alimentares, praticar atividade física, não só pelo apelo estético, mas principalmente pelo fator “idade” que à cada ano luta contra nós mesmos nos deixando cada vez mais vulneráveis.

      Eu, desde pequeno, sempre fui de comer de tudo. E muito. Nunca engordei porque sempre fui muito imperativo, sempre pratiquei atividade física, etc… mas HOJE, tudo é diferente. Ou nem tudo: não pratico atividade física mas como como um adolescente morta-fome! ehehe E isso, cedo ou tarde, me trouxe pra essa realidade: 101,5 kilos (há 10 anos eu pesava 77 kilos). E foi por causa disso que pesquisei e encontrei uma solução que me pareceu plausível e confiável, e via que se fizesse da forma correta não iria me fazer mal. E não fez. Tanto que, como relatei no meu blog, “eliminei” meu excesso de peso e cheguei aonde eu queria. Duas vezes. =)

      Claro que meu objetivo maior nesse projeto #nacapadobatman não é a estética: é a saúde. Estou gordinho, acima do peso, é verdade. Mas além disso, me sinto lento, pesado, sem a agilidade que tinha antes pra correr, subir escadas, carregar peso, etc. E pretendo mudar essa realidade associando esse programa com uma atividade física regular e o não-consumo de álcool. Dás outras outras vezes não respeitei isso, mas deu certo. Desta vez… porque não daria, né?

      Felizmente, meu transito intestinal é muito bom. Pareço um sabiá. =P E líquidos eu bebo o tempo todo! Água principalmente! Não sei ao certo mas devo consumir algo em torno de 5 litros de água por dia, talvez mais. Fora sucos, café, iogurtes, etc. Evito refrigerantes ao máximo. Mucosas? Até agora, tudo bem.

      E como disse, estou voltando agora à fazer minhas caminhadas matutinas. Comecei andando 50 minutos-1 hora. Hj eu abusei um pouco: andei 1h30… ehehe (8,2 km) mas me sinto bem. Passadas leves, roupas confortáveis, respiração correta. Só sentir a fraqueza quando subi a ladeira pra chegar em casa, ehehehe Mas pretendo mudar isso. Vc vai ver.

      Bom… acho q é isso. No mais, fique à vontade pra comentar aqui, dar sugestões, me dar carão, ehehe… afinal, a nutricionista aqui é vc, né? =P

      Sucesso pra nós, com certeza!!

      Grande beijo!

      C.

  2. Manuela Maia disse:

    Chaaaaaaan, vou tentar fazer e volto pra informar algo! hahahha

    Olha, tem um site na net que tem algumas receitas, pode ajudar:
    http://www.southbeachdiet.com/sbd/publicsite/index.aspx

    e no http://www.4shared.com você encontra o livro, ao menos em inglês.. acho que tem em portuguÊs tb!

    beijooo

  3. Man, do carilho suas dicas!!! Vou fazer isso tudo aí! Seguir a risca mesmo!!!

    No meu esquema eu estava pesando na Quinta passada 117 Kg. Hoje me pesei e estou com 114Kg.

    Vou começar na segunda seguindo suas dicas e vou postando no seu blog. Grande abraço meu KIRIDO!!!

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