HospitalFolia.

O título desse post pode parecer meio esquisito mas depois que ler as próximas linhas, entenderão.

Como todos no Brasil devem bem saber, vivemos nos últimos dias que se passaram sobre o estigma da maior festa popular do planeta: carnaval. E em se tratando de minha cidade – Salvador – isso até que é bem verdade.

Pois bem, cidade cheia de gente, turistas de toda parte do globo pra curtir, brincar, pular, beijar, beber, trepar, enfim, pra por pra fora todos aqueles desejos e sentimentos reprimidos. Ponto.

Eu, como alguns já devem saber, sou carnavalesco por natureza. Nasci praticamente em cima do trio do bloco Os Internacionais – que esse ano completou 50 carnavais -, sempre pulei atrás dos trios, tomando todas, curtindo, enfim, fazendo tudo o que um autêntico folião baiano faz. Se tinha uma coisa que eu não queria que chegasse era quarta-feira de cinzas. Queria que o carnaval durasse umas duas semanas, rs.

E ano após ano tem sido a mesma coisa e nunca reclamei, sempre quis mais e mais.

Porém, esse ano, algo aconteceu. Algo nada agradável e que me tirou o sono durante muito tempo: minha mãe sofrera um infarto há poucos dias antes da folia momesca.

Isso me botou no sério e meus dias de folia foram “curtidos” dentro de um quarto de hospital, acompanhando, cuidando, transformando aquele local frio e bucólico num espaço mais alegre, mais agradável. Não pra mim, mas para a mulher que me pôs no mundo. Afinal, ele merece. E muito.

Esses dias, principalmente os primeiros, foram conflitantes pois, ao mesmo tempo que queria estar na rua curtindo com minha mulher, minha filha e meus amigos, não conseguia deixar de me preocupar com ela que sempre fez tanto por mim, principalmente nos piores momentos.

No início foi ruim: 3 dias na UTI sem poder nem mesmo ficar ao lado dela mais do que 2 horas. Depois, já passado o perigo, no quarto, pude fazer companhia e amenizar seu sofrimento e levar um pouco de alegria pra ela.

E assim foi o meu carnaval. Calmo, porém tenso. Diferente, porém necessário. E tudo que acontecia no mundo fora daquelas paredes gélidas, acompanhávamos pela TV. Pelo menos ela nos trazia um pouco da folia para dentro daquele quarto insosso.

Enfim, o carnaval já passou, camarotes desmachados, ruas e praias limpas das sujeiras e mijos gerados por todo mundo, decoração recolhidas, e a cidade volta aos poucos à sua vida normal. Mas infelizmente a “folia hospitalar” continua, com minha foliã maior ainda em observação, ainda fazendo exames e ainda aguardando a sua tão sonhada “quarta-feira de cinzas”. Nunca pensei que sentiria ou diria isso mas… Eu também.

C.

3 Responses to HospitalFolia.

  1. Dibby disse:

    Olha, eu lembrei de Toquinho, quando diz: “Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval”. Xandão, melhoras pra sua mãe!

    PS: Desconsidere o outro comment!

  2. Velhão, em breve essa quarta de cinzas vai chegar e um carnaval de alegrias abaterá todos os seus familiares.
    Tudo ficará bem.
    Um grande abraço.

  3. “Abaterá” ficou meio sem nexo né?

    Enfim…Um carnaval de alegrias acontecerá para todos vocês.

    Melhor…

Deixe um comentário

